O que é?
A área de gerenciamento de usuários tem como objetivo permitir ao contratante criar outros perfis para que pessoas designadas a operar a plataforma em nome da empresa contratante possam ter permissões semelhantes às do usuário master, mas com logins e senhas distintos. Esses perfis serão "Operador" para pessoas internas da empresa contratante, ou "Contador" para caso a empresa conceda acesso à um contador.
O principal diferencial dessa funcionalidade é que o contratante pode definir as permissões específicas de cada usuário Operador ou Contador cadastrado. Isso inclui a possibilidade de liberar módulos de forma isolada ou combinada, conforme a necessidade. A ativação do módulo de Gerenciamento de Prestadores é essencial para o funcionamento de todos os outros módulos, exceto o módulo de Suporte.
Criando um novo cadastro para usuário operador
Ao acessar a área de Gerenciamento de Usuários, você encontrará um botão para realizar um novo cadastro. Ao clicar nesse botão, será exibido um formulário com os campos necessários para cadastrar um novo operador ou contador, incluindo: Nome completo, e-mail e senha inicial. Após o cadastro, o operador receberá um e-mail com as instruções para o primeiro acesso.
Na etapa seguinte, você poderá definir as permissões para esse operador. A opção "Gerência de Prestadores" é um pré-requisito para liberar os demais módulos. Este módulo inclui apenas os dados cadastrais dos prestadores e não contém informações confidenciais, como notas fiscais e contratos.
Cada módulo possui um informativo que, ao passar o mouse sobre o item, fornece uma breve descrição da seção correspondente. Para ativar ou desativar uma permissão, basta clicar no botão associado: se o botão estiver azul, a permissão está ativa; se estiver cinza, está inativa.
Permissões de operadores ou contadores
Gerência de prestadores - Habilitado para todos os usuários obrigatoriamente. Refere-se a sessão "Prestadores" do menu, sendo: Novo Cadastro e Lista de Prestadores.
Criação de relatórios - Refere-se a "Relatórios" dentro da sessão de prestadores. Esse relatório é referente a dados cadastrais + dados de notas emitidas/cadastradas, com valores e detalhamento.
Gerência de contratos - Refere-se a sessão de "Gerência de Contratos". Permite visualizar, criar e enviar um novo contrato, e todas as ações referentes aos contratos na plataforma.
Operações com notas - Refere-se a parte de "Financeiro" e sessão "Notas fiscais". Permite visualizar, aprovar e reprovar notas e todas as outras ações que essa sessão possibilitam.
Lançamento de NFSe - Refere-se a parte de "Financeiro" e sessão "Lançamento ERP". Permite o lançamento de NFSe nos sistemas Omie e Conta Azul, quando integrados.
Remessa de pagamento - Refere-se a parte de "Financeiro" as sessões "Remessa de Pagamentos", "Histórico de Remessas" e "Relatório de Remessas". Permite operar e visualizar todos os dados relacionados a operação financeira interna na plataforma. Têm acesso a criar um pagamento, excluir, e visualizar relatórios.
Pendências - Refere-se a parte de pendências, visualiza o que pode estar pendente em relação aos prestadores.
Gerência de notificações - Permite acesso à gestão de notificações para seu usuário.
Controle de integrações - Permite acesso à gestão de integrações com ERPs Omie e Conta Azul.
Suporte - Permite acesso à solicitação de suporte direto pela plataforma via email.
Selecionando os módulos, basta clicar em "Criar cadastro" para que seja enviado o email de primeiro acesso ao prestador, e que ele seja um novo membro administrativo da parte contratante.
Editando dados de operador ou contador
Após o cadastro concluído, haverá uma lista de todos os operadores já cadastrados exibida nessa área. O contratante master poderá editar todos os dados de qualquer operador e habilitar ou desabilitar permissões sempre que desejar através do botão de edição. Haverá também um botão com ícone de exclusão, para deletar aquele operador permanentemente, impossibilitando seu acesso à plataforma.
Informações importantes sobre a funcionalidade
Por mais que a operação de envio de contratos seja executada pelo operador ou contador quando este tiver poder através do módulo habilitado, o email para envio de contratos e assinaturas entre as partes permanece sendo entre Contratante e Prestador.