🧐 O que é?
A funcionalidade de relatórios tem como objetivo trazer sempre que o Contratante desejar um compilado de informações importantes sobre os prestadores e suas ações de emissão de nota fiscal na plataforma, em formato facilitado de arquivo .xlsx (excel). A partir da seleção de campos específicos, é possível personalizar as informações que serão extraídas de acordo com a necessidade do usuário.
🤨 Entendendo os campos
Os campos de seleção para geração do relatório são baseados nos dados de cadastro, períodos de emissão de notas e atividade dos prestadores. Combinado com a coluna na lateral direita onde é exibida a lista de prestadores, o usuário pode estabelecer quais campos deseja especificar para as informações que serão extraídas, e na sequencia clicar em "Gerar relatório". Automaticamente, o arquivo com os dados será baixado através do navegador na máquina do usuário;
Tipo de relatório: Um prestador ou Todos os prestadores - aqui o usuário deve indica se deseja informações de um prestador em específico ou de todos os prestadores de sua lista. No caso da primeira opção, além de marcar o checkbox de "Um prestador", também precisa selecionar qual é o prestador na coluna lateral direita (podendo também utilizar a barra de busca e digitar nomes), onde estarão todos os prestadores vinculados; No caso da segunda opção, automaticamente os dados gerados serão referentes à todos os prestadores da lista;
Status do prestador: podendo selecionar entre:
✅ HABILITADO: "Prestador apto a usar a plataforma";
❌ DESABILITADO: "Prestador foi desligado da plataforma";
Data da emissão da NFS-e: podendo selecionar um período inicial e final de datas de emissão de notas, por exemplo: de 01/09/2023 à 30/09/2023;
Atividade do prestador: de acordo com as informações sugeridas no cadastro do prestador, o usuário pode selecionar por área de atuação dos prestadores ou atividade exercida na empresa;
🎛️ Utilizando o relatório e dados exibidos
Ao abrir o arquivo em formato .xlsx - excel que será gerado a partir do comando na tela de relatórios, o usuário poderá ver o arquivo com as seguintes colunas, nesta ordem:
Prestador - nome do prestador;
Razão Social - razão social da empresa do prestador;
CNPJ - CNPJ do prestador;
Status do prestador - Habilitado ou desabilitado para ações na plataforma;
Atividade - atividade exercida pelo prestador na empresa;
Área de trabalho - área de trabalho do prestador na empresa;
Prestador com cadastro ativo desde - data da realização do cadastro do prestador na plataforma;
Status do CNPJ - ativo, suspenso, inapto, baixado, nulo, inativo, outros (consultar aqui: )
Nº NF - número das notas fiscais emitidas;
Data NF - data de emissão das notas fiscais;
Valor NF - valor das notas fiscais;
Links NF - link para visualizar as notas fiscais;
Status de Guia DAS MEI - status válidos para prestadores MEI, correspondendo a: "Em dia" para guias que estão atualizadas e pagas e "Em atraso" para quando houver guias em aberto e em atraso;
Pendências existentes - exibirá todas as pendências existentes sobre aquele prestador na plataforma, como, por exemplo: Contrato não assinado, Não recebeu contrato, CNPJ não associado, e etc.;
Chave PIX - chave PIX, caso informado no cadastro do prestador;
Instituição Bancária - código da instituição bancária, caso informado no cadastro do prestador;
Agência - código da agência bancária, caso informado no cadastro do prestador;
Conta Corrente - numero da conta corrente, caso informado no cadastro do prestador;
Email - email de cadastro do prestador;
Telefone - telefone de contato informado no cadastro;
❗Informações importantes sobre a funcionalidade:
Dependendo do período selecionado, pode ser que sejam exibidas várias notas (uma em cada linha do excel) do mesmo prestador. Você pode diferenciar as notas pelo seu número e valor, e algumas informações serão replicadas pois são únicas do prestador, como: pendências, dados de cadastro e dados bancários;
Se o usuário selecionar um período de mais de 1 mês, o arquivo excel exibirá na aba principal um compilado das informações, com uma nota por linha (em ordem de mais recente para mais antiga data de emissão), mas dividirá em abas por mês/ano também as notas daquele período (estas em ordem de mais antigo para mais recente). O objetivo é facilitar o manuseio de dados por mês através das abas;
Caso a linha do excel não exiba número de notas e valor, o relatório estará exibindo apenas dados de pendências e status daquele prestador, isso porque ele não têm notas emitidas naquele período selecionado;